Passos para instalar hábitos de sucesso

por Jeferson Cruz


Publicado em 15 de Março de 2020


Os hábitos fazem parte de 40% da nossa vida.

Ou seja, passamos quase metade no nosso tempo praticamente no piloto automático.

Um hábito serve para poupar você de ter que usar a força de vontade para toda atividade da sua rotina, já que se você tivesse que fazer isso não teria energia para mais nada.

Se você cultiva hábitos nocivos ou que nada contribuem para seus objetivos de vida, promover mudanças e realizar sonhos se torna praticamente impossível.

Portanto, se você quer mudar sua vida de verdade, você precisa seguir alguns passos para mudar hábitos de uma vez por todas.

1. Ao invés de tentar eliminar um hábito ruim, você precisa pensar em fazer a substituição dele por um novo hábito benéfico.

2. Não tente mudar vários hábitos de uma vez só. Lembre-se que sua força de vontade tem limite e você precisará muito dela no começo da jornada.

3. Faça anotações a respeito do seu hábito. Identifique o gatilho, a rotina e a recompensa. Você precisa saber com o que está lidando.

4. Defina uma data para iniciar seu novo hábito, mas não precisa esperar chegar a segunda-feira para colocar seu plano em prática.

5. Não tenha pressa de começar. Planeje com cuidado qual o objetivo da mudança e como você vai colocá-la em prática.

6. Não espere acertar 100% durante o processo. Ao não aceitar erros, o primeiro deslize pode ser motivo para desistir.

7. Se você já tentou mudar esse hábito antes e falhou, procure não pensar no assunto. Você pode começar a acreditar que nunca vai ser bem sucedido.

8. Comece com um hábito fácil. Ao invés de fazer exercícios 5 vezes na semana, comece com apenas 2 dias e vá aumentando aos poucos.

9. Divida seu hábito em blocos de tempo. Quer ler 100 páginas de um livro por dia? Que tal começar com 50 de manhã e 50 antes de dormir.

10. Se sentir dificuldade de continuar com o novo hábito, peça ajuda a alguém de confiança para “fiscalizar” o que você está fazendo.

11. Aprenda a lidar com os sabotadores. Não precisa se isolar do mundo, mas tenha maturidade para não deixar alguns comentários afetaram sua disciplina.

12. Permita-se usufruir de uma recompensa, algo que seja valioso para você mas que não estrague todo seu progresso até o momento.

13. Assuma um compromisso de mudar um hábito publicamente. Garanto que você vai pensar duas vezes antes de não cumprir o combinado.

14. Fuja de situações que servem de gatilho para os velhos hábitos. Se você não consegue ir a um bar sem fumar, melhor mudar a programação por enquanto.

15. Tenha muito claro o por quê você quer mudar o hábito em questão. Com um propósito forte e bem definido, suas chances de voltar atrás são menores.

Sem dúvidas aqui o principal beneficio é a saída da zona de conforto e a melhoria de vida.

Abraços e obrigado pela leitura.

Jeferson Cruz